• Eventos
  • Sábado, 23 de Junho às 22h

    Dois filmes de Eduardo Guerra

    Screening de História do Tacto e estreia do filme O amor de Alcibíades, rodado no Rio de Janeiro na residência Capacete 2011/12, com Gustavo Ciríaco.

    História do tacto 2011

    16 mm, cor, mudo, 9’58”

    História do tacto acompanha, no Instituto de Higiene e Medicina Tropical, um grupo de estudantes coordenado por um médico especialista em doença do sono na aprendizagem do movimento específico de diagnóstico da doença: o apalpe dos gânglios linfáticos ou busca pelo winterbottom sign.

    O filme procura assim articular o uso do tacto no diagnóstico da doença do sono, método utilizado de modo mais comum na identificação dos sintomas desta patologia. Para tal, utiliza-se um modelo anatómico dos anos quarenta, parte do espólio do Instituto de Higiene e Medicina Tropical, em Lisboa (IHMT).

    Com o apoio da Fundação PLMJ. Com a colaboração do Instituto de Higiene e Medicina Tropical de Lisboa, Light Fillm, Kodak, Deus ex-machina.

    O amor de Alcibíades 2012

    16 mm, cor, som magnético, 8´13.

    O amor de Alcibíades apresenta um monólogo lido no topo da floresta da Tijuca, no Rio de Janeiro. O texto, construído a partir do diálogo homónimo de Platão, foi trabalhado em parceria com Gustavo Ciríaco. O monólogo trata o tema da emancipação no contexto da juventude, no momento da passagem de jovem a adulto.

    O resultado é um monólogo lido por um actor onde voz off e voz directa se confundem num jogo dialéctico a uma voz em que consciência e acção alternam.

    The objective of the practice of the self is to free the self, by making it to coincide with a nature which has never had the opportunity to manifest itself in it. (Michel Foucault, The hermeneutics of the subject, pág.531)

    Com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, da Galeria ZDB e do Centro de Artes Visuais (Coimbra).

    Com a colaboração da Residência Capacete entretenimentos, Labocine, Light Fillm, Fuji e Deus ex-machina.