• RESIDÊNCIAS
  • Martim Pedroso

    WORKSHOP  «UM ESBOÇO PARA PENTESILEIA de HEINRICH VON KLEIST»

    Pentesileia de Heinrich Von Kleist é o texto que serve de motivação para um Workshop com actores, músicos e bailarinos profissionais e estudantes a desenvolver nos meses de Abril e Maio de 2010. Este trabalho pretende responder a estratégias de formalização cénica de um texto que representa genericamente o estilo romântico na Alemanha do início do sèc. XIX mas que se mantém perfeitamente actual quando circunscrito ao transversal tema da “imaturidade afectiva”.

    .

    ‘Neste workshop pretendo explorar mecanismos formais que se prendem com o texto, o ritmo e o movimento, dentro de um universo coral polifónico onde a massa vocal do grupo prevalece face aos pequenos solos dramáticos. Como um grande ritual pagão, esta experiência com Pentesileia procura a força na pluralidade interpretativa pondo em diálogo a intuição e as capacidades performáticas individuais com um trabalho de minúcia musical e coreográfica conjunta.’

     .

    O amor é uma ficção essencial; não é que o amor por vezes comete erros, mas sim que é, essencialmente um erro. O que se toma por dedicação a uma pessoa é desmascarado como sendo mais uma dança do eu solitário.
    (SUSAN SONTAG, Contra a Interpretação e outros ensaios)

    .

    Dramaturgia e direcção cénica Martim Pedroso
    Direcção Vocal Luís Madureira
    Coaching Nelson Guerreiro
    Actores convidados  Anna Carvalho; Carla Bolito; Carla Galvão; Carlos Alves; Cláudia Efe; Fabíola Lebre; Gracinda Nave; Gustavo Vargas; Inês Rosado; Iolanda Laranjeiro; Joana Brandão; Joana Freitas; Maria Ana Filipe; Márcia Cardoso; Margarida Cardeal; Neusa Dias; Nicole Kehrberger; Paula Só; Pedro Barbeitos; Pedro Luzindro; Rita Frazão; Sofia Brito; Sofia Correia; Sofia Ribeiro; Soraia Stattmiller; Tânia Pais; Tiago Barbosa; Tónan Quito.

    Músicos Bruno Sousa; Filipe Valentim; Francisco Ramos; João Diogo Roque; Rudolfo Freitas.

    Agradecimentos  Materiais Diversos; Prof. Rafael Gomes Filipe; Porto Editora; Teatro Municipal S. Luís; Alkantara Festival; Patrícia Portela; Ana Pais.

    .