• Eventos
  • Sábado 19 de Outubro das 18h às 3h00

    Rabbit Hole apresenta XTREME KOREA

    .

    .

    A ZDB volta a colaborar com a Rabbit Hole, acolhendo Xtreme Korea, mais um evento especial com cinema, performance e música.

    .

    Rabbit Hole é uma festa sem fins lucrativos e uma plataforma criativa, que acontece regularmente em Lisboa desde Setembro 2012. A equipa da Rabbit Hole criou esta festa com o intuito de promover um espaço seguro para a expressão das comunidades alternativas e não-normativas, onde existe a possibilidade de discussão e debate destes mesmos temas. Tendo encontrado um sucesso gradual, a Rabbit Hole é um espaço onde a libertação total e a loucura nocturna podem crescer de forma livre e incontrolável. Cada festa, que conta com a participação de um público cada vez mais entusiasta, tem um tema que determina o ambiente, a programação e o dress-code.

    .

    XTREME KOREA

    A estética propagandista exalta os valores idealizados pelo regime: A subordinação dos desejos do indivíduo às necessidades do colectivo. Nestes jogos massivos, a glorificação da cor, do ritmo, sincronia e acrobacia arrebatam e fazem estremecer. Objectivo cumprido. Uma força esmagadora que (co)move um país e milhões de espectadores. É este estremecer e locomoção que a Rabbit Hole propõe para esta festa. Brindemos às pernas que se dobram por detrás de cabeças num desenfreado respeito-medo-de­voção. A arte do colectivo na defesa de um grandioso belo. Sonhos de meninos princesas, fetiches re­fundidos, vontades de “fazer parte”.

    Nesta Rabbit Hole faremos a celebração das nossas aparentes liberdades. Vinde e escolhei! Sol de fim de tarde a partir das 18H, seguido do documentário “A State of Mind” às 19H: uma oportunidade de apreciar e pensar o poder de uma estética colectiva, apoteose da extravagancia do realismo socialista nos jogos de massa da Coreia do Norte. Até que ponto consegue um ente-estado dominar a psique de um povo? Até onde pode ir o espectáculo como veículo de transmissão ideológica? Será que não vemos nós também jogos semelhantes a este serem representados no dia-a-dia? Onde, como? Divaguemos em conjunto no debate que se seguirá à projecção do filme, saciados pelos néctares à disposição de fomes e sedes. Depois do pensar vem o agir, e na Rabbit Hole gostamos de accionar. Xtreme Karaoke às 22H, seguido das propostas performativas oferecidas por quem se arrisca neste espaço de abertu­ra. Ver, falar, pensar, cantar, dançar e celebrar. Dia 19 de Outubro na ZDB, joguemos os nossos jogos e dancemos até à liberação neste espectáculo que não tem fim.

    .

    Programa:

    .

    19h: A STATE OF MIND (United Kingdom, 2004, 93’) by Daniel Gordon

    .

    .

    A capital da Coreia do Norte, Pyongyan, é palco da maior performance de ginástica sin­cronizada do Mundo. Seguindo o trilho de duas ginastas e suas famílias ao longo de oito meses, é-nos proposta uma devoção a um General ausente mas invariavelmente presente. Retratos, cânticos, estátuas e épicos, todos marcham em nome de um só, que todos une e todos contém. Durante os 90 minutos deste documentário vamos acompanhar estas duas acrobatas crianças ao longo de treinos e meses de preparação intensiva, enquanto nos é dada a oportunidade de pensar imagens, arquivos e memórias dos inúmeros jogos de massas representados em diversas esferas da Coreia do Norte.

    .

    21h: Conversa sobre o filme com o público moderada por Pedro Marum

    .

    22h: Karaoke

    Queremos criar abertura para uma forma concreta de ver o Karaoke no seio de um novo e extreme cinema experimental norte Americano, expondo vídeos com ambientes visuais abstractos, convidan­do-nos à imersão e antecipação do ambiente da festa que estará para vir. Preparem-se para cantar ao lado de nomes como Rupaul, Judy Garland, Lady Gaga, Shirley Bassey, Thompson Twins, Elton John, Kate Bush, Rihanna, George Michael, Mariah Carey, Dolly Parton, Diana Ross e sabe-se lá quem mais!

    .

    23h: Performances

    All the Magic is Mine de Edie Läpore

    Still Life de Stillnessless

    And isn’t it ironic … don’t you think? De Ricardo Teixeira

    .

    0h00: DJ Sets

    49 ZDB: Bandida + Cláudia Armada

    Aquário: Pedro Marum + Black Bambi

    .

    Entrada: 2€

    .

    + info site