• RESIDÊNCIAS
  • de 17 de Fevereiro a 1 de Março de 2014

    Pedro Gil

    SEM HISTÓRIA  (residência NEGÓCIO, 2014)

    SEM HISTÓRIA é um laboratório de pesquisa artística que desenvolverei no NEGÓCIO em 2014. Este laboratório não parte de um tema como trave mestra, mas sim de diversos pontos de partida que arrancam em simultâneo sem qualquer relação de hierarquia entre si. Diversos pontos de partida que se tornam linhas. Linhas que se podem transformar, ganhar cor, ramificar ou fundir em outras linhas. Proponho-me pois a começar sem intenções, apenas com pontos de partida que mais tarde se converterão em outras coisas, para já desconhecidas, muito para lá do que eu possa imaginar. Eis então, os pontos de partida para a construção desta coisa:

    1)     O mito de Dom Juan.

    2)     História representada vs História narrada

    3)     gibrish ou gramelote (língua inventada que se parece com outra que já existe)

    4)     A viagem mítica do herói

    5)     O que é e o que pode ser a Arte enquanto representação?

    6)     “Aquilo que está filmado é mentira e é verdade ao mesmo tempo”. Uma coisa filmada é uma coisa que por um lado aconteceu – a prova é que está filmada -, e que por outro lado foi fabricada – alguém lhe apontou uma camara e disparou o gatilho.’

    Pedro Gil

    EQUIPA:

    Filipe Feio – apoio à dramaturgia

    João Gambino – vídeo

    Pedro Costa – Som

    Pedro Gil – direcção artística e interpretação

    Pedro Silva – Cenografia

    Raquel Castro – interpretação

    Pedro Gil é actor desde 1999. Trabalha irregularmente com as companhias Artistas Unidos, o Bando, Mala Voadora e Mundo Perfeito. Colaborou com criadores como Francisco Salgado, Gonçalo Amorim, João Brites, Jorge Andrade, Jorge Silva melo, Letizia Quintavalla, Miguel Loureiro, Miguel Seabra, Pedro Carmo, Tiago Rodrigues, Rita Calçada Bastos ou Rui Horta. Interpretou textos de autores como Chris Thorp, José Maria Vieira Mendes e Miguel Castro Caldas. Entre 2004 e 2012 dirigiu com Ana Pereira uma estrutura de criação e de produção. Residente assíduo no Espaço do Tempo em Montemor-o-Novo, dirigiu vários projectos em colaboração com artistas como Cláudia Varejão, Diogo Mesquita, João Gambino, Jorge Silva Melo, Pedro Costa, Pedro Silva e Romeu Costa.