-
Cinema
-
-
26 de Abril a 4 de Maio 2014
IndieMovingImage 2014
.A ZDB volta a colaborar com o IndieMovingImage na sua segunda edição e apresenta o filme ‘Crystal Ball’ do artista egípcio Basim Madgy..IndieMovingImage é uma plataforma de investigação sobre o futuro da imagem em movimento, tendo como direcção central a análise da relação entre cinema e arte contemporânea. Depois da edição experimental do ano passado, lançada no interior das celebrações do décimo aniversário do IndieLisboa, o IndieMovingImage torna-se, agora, uma secção paralela e permanente do festival graças ao envolvimento de várias instituições culturais que acolhem a sua programação. Esta progressão sublinha a vontade do evento em explorar as linhas de continuidade e ruptura entre o formato de auditório e instalação, colocando em diálogo trabalhos de artistas e cineastas experimentais em diferentes contextos e secções. Reflectindo a filosofia do festival, o IndieMovingImage dá especial atenção aos novos valores do panorama nacional e internacional e apresenta uma selecção ecléctica de trabalhos que exploram diferentes dimensões da imagem em movimento. .
.
Crystal Ball de Basim Madgy
Através de uma série de cenas, na sua maioria expostas duplamente, retratam-se acções e cenários que facilmente passariam despercebidos. O filme olha para o futuro através da indefinição de uma bola de cristal, como uma viagem que repete a banalidade do presente bem como os detalhes despercebidos do passado. O fluxo de imagens carece de especificidade ou uma sequência racional como se de um sonho melancólico se tratasse. O passado torna-se um modelo para esta visão, construída através da lente de uma câmera DS8, onde uma fenda deliberada cria uma imagem nebulosa e acidentes misteriosos. A bola de cristal revela tudo e nada.
.
Through a series of mostly double exposed scenes of easily unnoticed actions and scenery, the film looks at the future through the haziness of a crystal ball as a flowing journey that reenacts the banality of the present as well as the unnoticed details of the past. The flow of images lack specificity and a rational sequence like a melancholic dream. The past becomes a model for this vision, constructed through the lens of a DS8 camera with a deliberate crack in its body to create image haziness and mysterious accidents. The crystal ball reveals everything and nothing at all.
.Comissariado por João Laia / Programação IndieMovingImage / Produção Galeria Zé dos Bois / Apoio Indie Lisboa..Entrada Livre. -
-
ZDB
Rua da Barroca, no 59
1200-049 Lisboa Portugal
t. + 351 213 430 205
prazeres[@]zedosbois[.]org
reservas[@]zedosbois[.]orgNEGÓCIO
Rua de O Século,
no 9 porta 5
1200-116 Lisboa Portugal -
September 2025 M T W T F S S 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 -