-
Eventos
-
-
Sábado e Domingo - 22 e 23 Novembro às 22.30 e 21h
INTER-FACE: International Conference on Live Interfaces 2014
.
A ZDB acolhe duas sessões de performances da INTER-FACE | International Conference on Live Interfaces 2014.
Sábado, 22 de Novembro às 22.30h
Stream Dye
Frances Wang
Frances actua com uma interface têxtil chamada Fluiiid. A manipulação de um pedaço de tecido controla som e imagem, mediante a captação da posição do tecido no espaço tridimensional. Um mapeamento vídeo (videomapping) permite que a imagem se mantenha projectada exactamente sobre as suas mãos em movimento.
Intersection
Marko Ciciliani
Performance audiovisual em que Marko actua sobre duas imagens justapostas, através duma tablet. Os vídeos de base provém de captações no centro de Zurique, com a câmara sempre exactamente no mesmo local, registando pessoas, carros, bicicletas, transportes públicos. Marko cria novas dinâmicas com rápidas inversões cromáticas e alterações de luz.
Inflorescence
Chris Kiefer
Uma performance live-coding com uma interface que parece uma planta. A interface é feita com doze hastes de arame, e sensores que transmitem dados sobre os seus movimentos. Chris explora uma questão implícita em toda a prática live-coding: código é flexível no que diz respeito a expressar ideias e estruturas musicais; mas os meios convencionalmente utilizados para escrever código (como o teclado) tendem a ser muito inexpressivos.
Kessel Run
Shawn Lawson & Ryan Smith
Uma performance live-coding, em que o código generativo produz som e imagem. O próprio texto do código integra-se na imagem em movimento, expondo o pensamento de Shawn e Ryan: os seus sucessos, dificuldades e falhanços substanciam-se em sinal e lógica, entrelaçados.
Site Shaw lawson | Site Ryan Smith | Video
Launderette
Yaxu
Yaxu (Alex McLean) cria algorave beats a partir das entranhas do software. Projecta a imagem do seu ecrã para que o público possa ver como a música é feita, equanto a dança. Alex é co-fundador do movimento algorave – o termo resulta da contracção de “algoritmo” e “rave”. O movimento reclama as linguagens computacionais à productividade industrial, partilhando-as para o inútil pazer comunitário.
Domingo, 23 de Novembro às 21.00h
Fields
Sébastien Piquemal & Tim Shaw
Sebastien e Tim exploram a tecnologia móvel como meio de difusão sonora. Os membros do público podem-se juntar – simplesmente usando o telemóvel, laptop ou tablet para se ligar a uma página da internet concebida para o efeito. Os aparelhos ligados a essa página tornam-se colunas de som espalhadas pelo espaço, que os performers podem controlar ao vivo, criando uma experiencia sonora omnidireccional.
Site Sébastien | Site Tim Shaw | video
.
betav09 – Audience Interaction / Performer Reaction
Leon MccarthyLeon apresenta uma performance audiovisual em que o público usa o Twitter para comentar as imagens projectadas. Este trabalho gira torno de uma questão: como é que a atenção do público oscila entre ver e escrever?
Soft revolvers
Myriam Bleau
Myriam actua com quatro piões de acrílico transparente, criando paisagens rítmicas. Os piões estão equipados com giroscópios e acelarómetros que comunicam com um computador, de modo a controlar algoritmos feitos em Pure Data. Uma câmara colocada por cima da mesa produz imagem vídeo, que Myriam também manipula ao vivo.
Sonic Draw
Juan Regino e Ana Escamilla
Juan e Ana exploram síntese visual e sonora tipo noise, com um interface que sonifica os seus desenhos sobre papel, com grafite e tinta. A interface mede a condutividade dos traços de grafite. Ao mesmo tempo, uma câmara fornece dados relativos à posição das mãos e rapidez dos movimentos, em tempo real.
Site Juan Regino e Site Ana Escamilla | Video
GruntCount (bass clarinet edition)
Pete Furniss and Martin Parker
Improvisação estruturada, com clarinete de baixo aumentado electronicamente. Uma aplicação de software estabelece percursos por módulos de processamento sonoro. Mas a expressividade e os timings de cada evento são inteiramente controlados ao vivo, pelo instrumento acústico.
Site Pete Furniss | Site Martin Parker | video
Entradas: 5 euros cada dia
.
Mais informação e programa detalhado em http://icli.lurk.org.
Parcerias: CECL – Centre for Communication and Languages |CESEM – Centre for Studies in Sociology and Musical Aesthetics| EMCN – School of Music of the National Conservatory | FBA-UL – Fine Arts Faculty/ University of Lisbon | ID+- Research Institute for Design, Media and Culture |EAVI – Embodied Audiovisual Interaction Group \ IADE – Insitute of Art, Design and Enterprise | ICSRiM – Interdisciplinary Centre for Scientific Research in Music | Galeria Zé do Bois (ZDB) | Museu Nacional de Arte Contemporânea | Music Informatics and Performance Technologies Lab Apoios: Foundation for Science and Technology | Teatro São Luiz | OPTEC Lda.
.
-
-
ZDB
Rua da Barroca, no 59
1200-049 Lisboa Portugal
t. + 351 213 430 205
prazeres[@]zedosbois[.]org
reservas[@]zedosbois[.]orgNEGÓCIO
Rua de O Século,
no 9 porta 5
1200-116 Lisboa Portugal -
September 2025 M T W T F S S 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 -