• CONCERTOS
  • 26 de Novembro 2011

    Nobuyasu Furuya, Gabriel Ferrandini, Eduardo Lála, Hernâni Faustino e Rodrigo Pinheiro

    Regresso a Lisboa do multi-instrumentista Nobuyasu Furuya, após uma prolongada estadia no Japão. Em data única, Furuya apresenta “Stunde Null”, novo disco editado pela nipónica Chitei Records. Nobuyasu Furuya veio agitar as águas da cena jazzística e improvisada nacional com o seu sopro ora extremamente possante (algures entre Archie Shepp e Peter Brötzmann), ora controlado com um rigor implacável (o mesmo das cerimónias de chá, das árvores bonsai e dos jardins de pedra tipicamente japoneses), nos seus três instrumentos de eleição: o saxofone tenor, o clarinete  e a flauta.

    Furuya começou por se dedicar à música barroca europeia, mas depressa foi conquistado pelo free jazz, que vem tocando nos mais variados contextos, de pequenas formações a “big bands”. Compôs igualmente para dança, teatro e cinema e passou pelas cenas noise e ska-core do “underground” de Tóquio. Interessou-se pela música clássica otomana, que estudou na Turquia. Por cá, teve muitos e aplaudidos encontros com praticantes da improvisação, mas foi com o contrabaixista Hernâni Faustino e o baterista Gabriel Ferrandini que formou o trio com o qual gravou “Bendowa” para editora portuguesa Clean Feed, sendo extremamente bem recebido pela crítica, a ponto de o prestigiado All About Jazz de NY ter considerado Bendowa como a estreia do ano.

    Para esta única aparição em Lisboa, Nobuyasu Furuya apresenta em estreia o seu novo Quinteto com o qual gravou “Stunde”.

    .

    Nobuyasu Furuya: saxofone tenor, clarinete e flauta
    Eduardo Lála: trombone
    Rodrigo Pinheiro: piano
    Hernani Faustino: contrabaixo
    Gabriel Ferrandini: bateria

    .

    Entrada: €8