• Cinema
  • 8, 9 e 10 Setembro 2011

    Programa de Cinema

    ALL POWER TO THE PEOPLE. ENTÃO E AGORA.

    .

    Quinta dia 8 de Setembro às 22h

    Diferentes exemplos do cinema militante associado às lutas pelos direitos civis nos EUA nas décadas de 60-70, incluindo o panfleto fílmico anti-discriminação de Santiago Alvarez (ao som de Lena Horne), o vídeo da leitura por Jean Genet de um libelo pela libertação de Angela Davis e finalmente produções dos colectivos Newsreel que reflectem, de modo variado, diferentes aspectos dessas lutas.

    .

    – ‘ Now’
    de Santiago Alvarez, 1965, 5′, em DVD

    Uma curta-metragem documental sobre a luta pelos direitos civis dos Negros nos Estados Unidos durante os anos 60, ilustrado com a famosa música de Lena Horne – “Now”, um tema que apela para a luta contra o racismo.

    .

    – ‘Off the pig (Black Panters)’
    The Newsreel Film Collective, São Francisco, 1968, 20′, em DVD *

    Este é um dos primeiros filmes sobre os Panteras. Contém entrevistas com os líderes do Partido, Huey Newton e Eldridge Cleave, em que explicam a razão pela qual o partido foi formado e quais os seus objectivos.
    Também inclui imagens de recrutamento e treino e Programa em 10 Pontos do Partido impulsionado por Chairman Bobby Seale.

    .

    – ‘Case Against the Lincoln Center’
    The Newsreel Film Collective, Nova Iorque, 1968, 12′, em DVD *

    Para evitar a migração do capital da cidade e o depauperamento da sua base fiscal, a cidade assim como o governo federal, os Rockfellers, Morgans e Mellons financiaram o prestigiado Lincoln Center para as Artes Performativas. O centro foi construído no meio do gueto Porto-Riquenho, deslocando milhares de famílias e uma cultura de rua entusiástica. Mudaram-se as famílias de classe alta para novos arranha-céus e apartamentos aburguesando o bairro, tornando-o financeiramente inacessível e culturalmente irrelevante para os seus antigos residentes.

    .

    – ‘Repression’
    de The Newsreel Film Collective, Los Angeles, 1969, 12’37”, em DVD *

    Repression (Los Angeles Newsreel) foi recentemente descoberto e distribuído em DVD pelo arquivo Roz Payne. Este filme retrata o ataque policial sobre o Partido dos Panteras Negras de Los Angeles, incluindo imagens do tiroteio, do programa “Breakfast for the Children”, o confronto entre os Panteras e o grupo de Ron Karanga, o funeral de Bunchy Carter e John Huggins e a música de Elaine Brown.

    .

    – ‘Genet Parle D’Angela Davis’
    de Carole Roussopoulos, 1970, 7′, em DVD

    Após a prisão de Angela Davis, em Outubro de 1970, Jean Genet lê, num programa de televisão, um texto denunciando as políticas racistas dos Estados Unidos, apoiando o partido dos Panteras Negras e Angela Davis. Este programa foi posteriormente censurado.

    .

    – ‘Columbia Revolt’
    de The Newsreel Film Collective, Nova Iorque, 1968, 50′, em DVD *

    Em Maio de 1968, os estudantes da Universidade de Columbia fizeram greve depois dos administradores terem repetidamente ignorado o seu pedido para discutir abertamente o envolvimento da universidade nas politicas racistas e na ocupação das comunidades vizinhas do Harlem. Esta é a história da maior revolta estudantil, narrada pelos próprios jovens que invadiram a universidade

    .

    Sexta dia 9 de Setembro às 22h

    Uma ficção sobre a acção revolucionária e o activismo político e um dos filmes que melhor reflectem o pensamento da esquerda americana na década de 60. No filme, um grupo revolucionário luta no seu próprio seio contra as cisões que ameaçam a sua integridade ao mesmo tempo que planeiam acções de guerrilha contra um regime fascista americano instaurado num futuro próximo.

    .

    – ‘Ice’
    de Robert Kramer, 1970, 103′, em DVD

    ICE, um documentário pioneiro que esbateu as fronteiras entre o formato documental e ficcional. Foi referido por Jonas Mekas como “o trabalho mais original e significativo da narrativa cinematográfica americana dos anos 60”.
    Um grupo clandestino e revolucionário debate-se com a luta interna que ameaça a sua segurança e encena guerrilhas urbanas contra um estado fascista ficcionado nos Estados Unidos. Sequências retóricas são intercaladas com a narrativa do filme, explicando a filosofia da acção radical e contendo o melodrama inerente ao género “thriller”. Filmado na paisagem cinzenta de Nova York, num estilo cinema verité, este filme tem sido comparado a “Alphaville” de Jean Luc Godard..

    .

    Sábado dia 9 de Setembro às 22h

    Uma sessão que reúne a totalidade da série Black Films realizada por Aldo Tambellini na década de 60, uma sequência de sete curtos filmes experimentais, pioneiros da era electrónica e que combinam a abstracção com a utilização de imagens manipuladas num comentário directo aos acontecimentos políticos da altura.

    .

    ‘Black Is’
    1965, 4′, 16mm

    Este filme realizado ao ritmo de uma batida de coração e sem o recurso a câmara
    de filmar, projecta formas e iluminação abstractas num background negro e sugere, como o próprio Tambellini diz “semente negra, semente negra, esperma negro, esperma negro”
    Grove Press Film Catalog

    .

    ‘Black Trip#1’
    1965, 4’30”, 16mm

    Através do recurso ao Cinescópio, video, multimedia e pintura sobre filme, Aldo Tambellini faz uma impressão da acção frenética do protoplasma sobre o microscópio onde o observador pode observar a génese de todo o processo
    Grove Press Film Catalog

    .

    ‘Black Plus X’
    1966, 8’30”, 16mm

    Neste filme Tambellini foca-se na vida quotidiana numa comunidade negra. O “X” adicional em “Black Plus X” é um dispositivo fílmico na qual um negro é instantaneamente transformado em branco pela mera projecção da imagem em negativo. O tempo é o Verão, o local, um parque de diversões junto ao mar, onde crianças negras brincam, ignorando a solução “”tongue in cheek” de Tambellini para o problema racial.
    Grove Press Film Catalog

    .

    ‘Black Trip#2’
    1967, 3′, 16mm

    Uma prova interna da violenca e mistério da psique América, vista pela perspectiva do olho de um homem negro e da Revolução Russa
    A.T.

    .

    ‘BlackOut’
    1965, 9′, 16mm

    Este filme, tal qual uma pintura-acção de Frank Kline, é um crescendo de imagens abstractas. Cortes rápidos de formas brancas sobre um fundo preto são suplementadas por uma banda sonora igualmente abstracta, dando a impressão de um bombardeamento celestial ou um campo de batalha onde os canhões são invisíveis ao inimigo, na noite.
    Grove Press Film Catalog

    .

    ‘Black TV’
    1968, 10′, Mini-DV

    Este filme ilustra a percepção artística e sensorial da violência do mundo em que vivemos, emitida através de um monitor de televisão. Tambellini apresenta-a subliminarmente numa série de abstracções mostrando o horror do assassínio de Kennedy, assassínios, infanticídios, luta pelo poder, brutalidade policial em Chicago, e a guerra do Vietname, constituindo expressões desfocados dessas faces e eventos.
    Grove Press Film Catalog

    .

    ‘Moonblack’
    1969,14′, 16mm

    .

    Galeria Zé dos Bois

    Rua da Barroca, 59

    tlf : 21 3430205 | email: [email protected]

    Entrada: 2€