• Apresentações
  • 10, 12, 13, 14, 15 e16 de Março às 21.30, 11 às 19h

    Festival Cumplicidades

    No seguimento de um entendimento que promove a partilha de recursos e de informação, o NEGÓCIO acolhe colaborações com festivais de artes performativas. O Cumplicidades é um festival dedicado à dança contemporânea. A programação da edição de 2018 cabe a Tânia Carvalho e Abraham Hurtado.

     

    HETEROPTERA
    Aurora Pinho 

    foto: José Caldeira

    ‘Este trabalho tem como finalidade expandir e realçar um campo de possibilidades para a vida corpórea. Algo para impor ou invocar a entidade “inexequível”. Presentear ficções que tencionam questionar “veracidades”. Ou algo que invoca a natureza como determinação de outros eixos. Como colocar outras categorias de exclusão no mesmo patamar que a heterossexualidade, questionando o porquê dos tipos de corpos subjugados serem vistos como corpos abjetos? A meu ver, não existe um papel sexual biologicamente inscrito na natureza humana, ou uma forma variável de desempenhar um ou vários papéis sob esta corrente de definição pós-identitária. Mas posso afirmar que a orientação e a identidade sexual, ou de género, dos indivíduos são o resultado de uma construção social, estabelecendo um corpus de processos que sexualizam a sociedade como um todo. Uma forma de afirmar que todas as identidades sociais são igualmente anómalas. “Heteroptera” é uma entropia, onde analisamos a relação entre o corpo queer, o corpo sexual nas suas mais pluri dimensões, através da pré- ou da pós-disposição dos corpos no espaço.’


    Direção Artística, Concepção, Cenografia, Sonoplastia, Texto, Figurinos e Adereços: AURORA PINHO
    Interpretação: AURORA PINHO e VÂNIA ROVISCO
    Desenho de Luz: DIOGO MENDES
    Vídeo: AURORA PINHO, CARLOTA FLOR e JOÃO SOUSA
    Produção: CAROLINA VARELA
    Apoio: A22 e FESTIVAL CUMPLICIDADES
    Parcerias: A22 e RUA DAS GAIVOTAS 6
    Agradecimentos: XANA NOVAIS

     

    Biografia
    Aurora Pinho Artista e performer com base entre Porto e Lisboa. Enquanto criadora, desenvolveu “Aurora de Areia”, “Apocalypse” e ”Velvet n’ Goldmine”. Enquanto intérprete, trabalhou com vários artistas, salientando: João Pedro Vale & Nuno Alexandre Ferreira, Moullinex, Cyril Viallon, Victor Hugo Pontes, Né Barros, Marco da Silva Ferreira, António Onio, Blind Zero, Renata Portas, Joclécio Azevedo, Xana Novais, Isabel Barros e Mariana Tengner Barros. Em paralelo trabalha como modelo.

     ————

    Projecto Internacional – Cumplicidades´18
    Variação #7 “Territórios dos Corpos”
    16 Março (após “HETEROPTERA” e intervalo de 20 minutos)

    A proposta internacional surge com o intuito de gerar um maior diálogo entre os artistas dos países do Mediterrâneo, de criar um espaço onde possam confrontar a sua estética e universos individuais, dando origem a um processo colaborativo entre artistas que se encontram pela primeira vez. Os cinco artistas selecionados irão criar juntos, durante um mês de residência com AADK Espanha (Blanca, Espanha), uma peça com sete variações que serão apresentadas em sete espaços diferentes durante o Cumplicidades 2018.

    Direcção Artística Abraham Hurtado Intérpretes Gizem Aksu (TR), Myrto Charalampous (GR), Shira Eviatar (IL), Matías Daporta (ES), Oriana Haddad (EG/ IT) Desenho de som Selu Herráiz (ES)

    A variação performativa do projecto internacional será apresentada posteriormente ao espectáculo “HETEROPTERA”, após um intervalo de 20 minutos.
    O bilhete adquirido é válido para ambas as sessões.

     

    Informações e bilheteira:
    https://www.festivalcumplicidades.pt/bilhetes/

    7,5€ – preço normal
    5€ – Desconto (menores de 30, desempregados, profissionais de espectáculo, grupos (+10)
    Reservas:
    [email protected] | Tel: 00351 21 343 02 05