• CONCERTOS
  • 21 de Outubro 2011

    Josephine Foster & Victor Herrero Band | Barn Owl

    Josephine Foster & Victor Herrero Band
    Incontornável intérprete da canção Ocidental, Josephine Foster é hoje, mais do que nunca, uma das suas mais brilhantes representantes.

    Com uma conturbada passagem pela escola de ópera, da qual desistiu pela rigidez do ensino, Josephine Foster encontrou nas suas composições a liberdade formal e criativa que tanto ambicionava. Depois de alguns lançamentos caseiros mais ou menos obscuros, gravou enquanto Born Heller, duo que partilha com o contrabaixista Jason Ajemian. No entanto, com a inclusão de uma canção sua em Golden Apples Of The Sun – compilação curada por Devendra Banhart para a revista Arthur – que chega a um público mais alargado. Em “A Wolf In Sheep’s Clothing” (Locust, 2006), recupera de forma genial o cancioneiro das art-songs alemãs do Século XIX. Depois do perfeito “This Coming Gladness” (Bo’Weavil Recordings, 2008), regressou este ano com “Graphic as a Star” (Fire records, 2010), novo disco conceptual, desta vez cantando os poemas oitocentistas de Emily Dickinson.

    Neste seu regresso à ZDB, Josephine Foster, acompanhada por uma banda de suporte, recriará  “Las Canciones Populares Espanolas”, compilação seleccionada e interpretada pelo poeta Federico García Lorca no ano 1931. SH

    + Info: Site | Myspace | Fire RecordsVídeoVídeo

    .

    Barn Owl

    Haja respeito. O percurso dos Barn Owl é uma era geológica numa casca de noz. Formados em 2007, o duo de Evan Caminitie Jon Porras aborda o drone de guitarras pela veia Chasny /Fahey, para gradualmente erigir monumentos sónicos, dignos de afilhados da imponência de Popol Vuh e La Monte Young (conferir “From Our Mouths A Perpetual Light”, Not Not Fun2008).
    Há nesta música todo um psicadelismo sábio – estudos de êxtase harmónico, de Tempo degradado, e aquilo que à primeira vista podia ser um pendor visual é na verdade um sólido gesto musical que inaugura cartografias de Som como entidade prévia ao Ouvir. Depois de um splitLP com Tom Carter, de um magnífico “The Conjurer” (Root Strata 2009), segue-se agora “Ancestral Star” na Thrill Jockey e uma impreterivelmente bela colaboração com Ellen Fullman.

    Exige-se respeito e assombro para aquilo que ao vivo será com certeza uma actuação avassaladora. FF

    .

    + Info: SiteMyspace | Thrill Jockey RecordsEntrevista | VídeoVídeo

    .

    Entrada: €8