• Discussões
  • Quarta-feira, 30 de Julho, às 19h

    Performance e Cidade: estratégias artísticas e imaginação política

    .

    .

    .

    Antes das férias académicas, a ZDB acolhe, em colaboração com Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras UL, uma conversa com Eleonora Fabião.

    .

    Neste encontro contarei histórias de ações que realizo em ruas de diferentes centros urbanos desde 2008. São exemplos: as “Ações Cariocas” (ou as Ações Fortalezenses, as Berlinenses, as Bogotanas, as Rio Pretenses), a “Série Precários”, as “Manchas”, a trilogia “Quase Nada, Sempre Tudo” ou o projeto “Linha”.

    Proponho conversarmos sobre criação de corpo e de cidade, um através do outro, por meio de atos performativos. Proponho pensarmos sobre atos performativos voltados para a emancipação do corpo e da cidade como corpo—ambos em processo de formação mútua.

    Apresentarei temas como: encontro, sociedade de controle, auto-vigilância, anti-crime, amizade política, fantasmagoria de sujeito, estética da precariedade.

    Te digo que escrever e falar publicamente sobre estas performances de rua em galerias, teatros, festivais ou conferências são etapas fundamentais do trabalho. Ou seja, esta apresentação na Galeria Zé dos Bois é mais outro tipo de encontro que estas práticas almejam e proporcionam. Como sugere Hannah Arendt, “tudo o que fazem[os], sabem[os], ou experimentam[os], só tem sentido na medida em que pode ser discutido.”

    .

    ENTRADA LIVRE

    .

    Galeria Zé dos Bois:  Rua da Barroca, nº59 1200-047 Lisboa

    + info: [email protected] | Tel: 00351 21 343 02 05

    www.zedosbois.org

    .

    Créditos imagem:

    Cartão Postal da Série “25 POSTAIS PARA O RIO” (2013)

    Mancha Preta (2013) Ipanema, Rio de Janeiro.

    foto: Felipe Ribeiro

    .

    .

    Eleonora Fabião (Brazil/ USA) é Performer e teórica da performance.
    Possui PhD, Performance Studies, New York University e MA, Cultural Social History, PUC-RJ.
    Actualmente, é Professora Adjunta e Coordenadora do Curso de Direção Teatral da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro onde leciona desde 1997.
    Recentemente leccionou no Performance Studies Department/New York University, no Institute of Theater Studies/Freie Universität Berlin e no Acting Program/Norwegian Theater Academy.

    O seu trabalho de investigação debruça-se sobre dramaturgias do corpo, o corpo performativo; a estética e a política da precariedade; e ainda sobre a performance brasileira contemporânea.

    As suas últimas performances tratam de relações pessoais em ruas e praças de grandes cidades: “Line Piece” (Nova Iorque, 2010-11), “Ações Fortalezenses” (2010), “Acciones Bogotanas” (2009), “Berliner Actions” (2008) e “Ações Cariocas” (2008)

    Em 2010 foi Fellow do Hemispheric Institute of Performance and Politics e actualmente desenvolve pesquisa sobre Performance Latino Americana nos anos 60 e 70 para o Projeto “Re.act.feminism—Performing Archive” baseado em Berlin.

    Dos ensaios e estudos que publicou, destacam-se:
    “History and Precariousness: in search of a performative historiography” (In: Perform, Repeat, Record (ed.) Amelia Jones e Adrian Heathfield, no prelo);
    “Lygia Clark” (In: catálogo da exposição MOVE: choreographing you, Hayward Gallery, Londres 2010);
    “On Precariousness and Performance” (In: Women and Performance: a journal of feminist theory, New York University 2010);
    “Acciones Cariocas: siete accciones para Rio de Janeiro” (In: Conjunto: Revista de Teatro Latino Americano Casa das Américas, Cuba, 2009);
    “Performance e Teatro: poéticas e políticas da cena contemporânea” (In: Sala Preta – Revista da Pós-Graduação em Artes Cênicas ECA-USP, 2009).