• RESIDÊNCIAS
  • Fevereiro de 2018

    Sara Anjo


    Foto – Ana Luísa Valdeira

    .

    Depois de ‘Em forma de Árvore’ (2016), a ZDB volta a co-produzir e apresentar a estreia da nova peça de Sara Anjo. Tal como a grande maioria da programação do NEGÓCIO, esta peça é consequente de um processo de criação composto por diferentes residencias no espaço.

    .

    Sacro é uma peça que parte do encontro de cinco artistas num processo de efabulação em torno do mecanismo de caminhada. Com base em processos simbióticos de transformação e mutação, apresentam-se cinco danças que propõem mapear o papel do sacro nesse movimento. Este osso localizado no centro do corpo e com uma forma triangular invertida, funde cinco vértebras chamadas sagradas e une o cóccix, o vestígio de uma cauda animal, ao cérebro, um mapa intensivo.

    .

    Coreografia Sara Anjo

    Criação e interpretação Flora Detraz, Madalena Palmeirim e Sara Anjo

    Sonoplastia Artur Pispalhas e Madalena Palmeirim

    Música ao vivo Madalena Palmeirim

    Desenho de Luz Artur Pispalhas

    Cenário Daniel Melim

    Figurinos Sara Anjo

     

    Gestão e Consultoria ORGIA

    Apoio à residência Devir-Capa, Espaço do Tempo, Fórum Dança, Largo das Residências

    Apoio à criação Câmara Municipal de Lisboa, Instituto Camões, Grupo Dançando com a Diferença, Raiz di Polon

    Co-produção Negócio-ZDB

    Projecto financiado por República Portuguesa-Cultura/Direção-Geral das Artes

    Classificação etária: Maiores de 6 anos

    Duração:

    .

    Sara Anjo (Funchal, 1982), trabalha na área da dança sobretudo como bailarina e coreógrafa, explorando práticas meditativas e extáticas, sendo a caminhada uma das principais. Questiona-se permanentemente acerca: do que nos move? Como nos movemos? e para onde nos movemos? Desenvolve ainda o seu trabalho através mapas e partituras que registam as múltiplas direcções e afectividades do corpo. Fez formação em dança pela Academia de Dança Contemporânea, Estudos Artísticos pela Faculdade de Letras e Arte Contemporânea na Universidade Católica de Lisboa. Concluiu em 2016 mestrado em coreografia pela DasGraduate School em Amesterdão. Anna Halprin, com quem estudou pontualmente em 2010 é uma das suas maiores referências artísticas. Desenvolveu o seu trabalho entre Lisboa, Berlim e Amesterdão onde destaca a sua colaboração com o Teatro do Silêncio e a artista Maria Gil e com a coreógrafa canadiana Thea Patterson.

     .

    Residência de 8 a 27 de Fevereiro de 2018

    Apresentações de 28 de Fevereiro a 4 de Março

    Entrada: 7,5€

    Entrada estudante em grupo: 5€

    [email protected] | Tel: 00351 21 343 02 05

     

    NEGÓCIO _ Rua de O Século, nº 9 porta 5 | A bilheteira do NEGÓCIO abre às 21h | www.zedosbois.org

     

    NECIO – Programação Marta Furtado – Imagem de projecto Sílvia Prudêncio – Frente de casa Carlos Alves – Manutenção Maria Emília.

    Os sócios da ZDB usufruem, anualmente, de duas entradas livres à sua escolha no NEGÓCIO. As actividades da ZDB, salvo as do Serviço Educativo, são Indicada para maiores de 16 anos. A ZDB é Financiada pela Secretaria de Estado da Cultura – Direcção- Geral das Artes. A ZDB tem o apoio da C.M.L e do Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social.