-
CONCERTOS
-
-
15 de Março 2013
Syracuse Ear | Arlt | Filipe Felizardo
.
Integrado nas apresentações oficiais da compilação ‘Your Victorian Breasts’, com palcos em cidades como Nova Iorque, Paris e Lausanne, a editora franco-suiça Three:Four Records traz à ZDB Filipe Felizardo, Arlt e Syracuse Ear, três dos vinte nomes participantes no disco. Um olhar atento e apaixonado à experimentação internacional, que alberga artistas de calibre como Ignatz, Alvarius B. (Sun City Girls), Black To Comm, Alastair Galbraight, Circuit Des Yeux ou A R P. Colecção valiosa de temas inéditos, muitos disponíveis em formato físico pela primeira vez..
.
© Sara Rafael
Figura essencial nas artes visuais e no panorama da guitarra nacional, Filipe Felizardo tem levado o instrumento a paisagens pouco habituais. Desenvolvendo um léxico próprio com génese no blues e expansão nas mais variadas explorações estelares, a riqueza de texturas e ambiências é elemento constante no seu trabalho. Uma ligação extra física com a guitarra enquanto extensão do seu corpo e na perspectiva de absoluta convergência cósmica. Cria este ponto a solo, mas faz questão de incluir quem o escuta e o acompanha numa viagem conjunta e profundamente gratificante..
Ainda sob o manto de ilustres desconhecidos, os parisienses Arlt contam no entanto com dois álbuns, ‘La Langue’ e ‘Feu La Figure’ (este último gravado no mítico hotel2tango, popularizado pelos Godspeed You! Black Emperor). Aqui, a chanson française segue por vias mais inusitadas, pautada pelo lirismo de Josephine Foster, pela rudeza das Raincoats ou pelo esoterismo de Brigitte Fontaine. Cada canção soa como uma peça desalinhada à formalidade, respirando de uma liberdade criativa de inspiração folk e pop de localização temporal difusa. Instrumental e vocalmente, fascinam pela subtileza com que deambulam na excelência de um caos organizado que acaba sempre por resgatar uma melodia gingona. E há espaço para que o pulsar kraut também se faça sentir e diluir num envolvente bucolismo sónico. Apetece dizer, em jeito de desabafo, que são um segredo demasiado bem guardado na música europeia..
© Nuno Martins
Dos Syracuse Ear, apenas se poderão esperar as melhores incursões. Sobem esta noite ao palco em modo de encerramento e sem o norte-americano Chris Corsano, impossibilitado de estar presente neste lado de cá do Atlântico. Porém, a tríade composta por Manuel Mota (guitarra), David Maranha (orgão) e Margarida Garcia (contrabaixo eléctrico) há muito que nos habituou a uma elevada fasquia qualitativa, atestada pela diversidade do trabalho a solo e colaborativo. Sob esta designação, será a segunda vez que se apresentam ao vivo e a primeira sem o baterista, depois da magnífica apresentação o ano passado no Teatro Maria Matos. Entre pontas soltas do rock e do jazz, a imprevisibilidade e a surpresa, lado a lado. NA
. .‘Your Victorian Breasts’:
+ info: Three-four records | Soundcloud | Artigo
.
Altr
+ info: Myspace | Entrevista | Vídeo | Vídeo | Vídeo | Vídeo.Syracuse Ear
+ info: Manuel Mota | Margarida Garcia | David Maranha
Filipe Felizardo
+ info: Soundcloud | Ípsilon | Shhpums.
-
-
ZDB
Rua da Barroca, no 59
1200-049 Lisboa Portugal
t. + 351 213 430 205
prazeres[@]zedosbois[.]org
reservas[@]zedosbois[.]orgNEGÓCIO
Rua de O Século,
no 9 porta 5
1200-116 Lisboa Portugal -
September 2025 M T W T F S S 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 -