-
CONCERTOS
-
-
6 de Julho 2011
U.S.S. c/ Mike Watt e Steve Mackay | Cricket Totems
U.S.S c/ Mike Watt e Steve Makay
O projecto Soopa, de Jonathan Saldanha e Filipe Silva, é um dos segredos mais bem guardados da música feita em Portugal. Nascido há 10 anos, expande-se, alegre e incansavelmente, com discos, concertos, colaborações e projectos. Não conhece fronteiras geografias ou estilísticas. Num dia viaja até Nova Iorque, no outro passeia-se pelo Porto. Ora se desloca do noise rock ao jazz, ora se abandona a ritmos tribais e colagens primitivas..
Para esta festiva irrequietude muito contribuíram respeitáveis traficantes de sons, como os Mécanosphère, os Wolf Eyes, Marcelo Aguirre & John Hegre, Arrington de Dionyso, DJ Scotch Egg ou Eugene Chadbourne, tudo gente que de uma forma ou de outra cruzou caminhos com o projecto..
Comunidade será por isso a palavra certa para pensar e apreciar o universo cultural dos Soopa. Querem melhor exemplo do que o colectivo que ocupa esta noite a sala da ZDB? Os United Scum Soundclash (o nome já indicia qualquer coisa) reúnem aos suspeitos habituais (Jonathan Saldanha e Scott Nydegger) dois nomes míticos do rock: Steve Mackay (o quinto Stooge, o do saxofone) e o grande Mike Watt (Minutemen, Firehose). É uma aparição especial e natural. Tocam um dia antes de se juntarem a Iggy (para o concerto no Alive e tocam porque esta é a comunidade deles, erigida há quarentas anos entre as auto-estradas e os gigs, o rock das editoras independente e a música experimental, a Califórnia e Nova Iorque. Podem ouvir isto tudo a partir do último disco, Machine Gun (onde se descobrem também memórias dos Negativland, Savage Republic, LAFMS, Peter Brötzmann, Residents, Sonic Youth). Esta noite. JM.Steve Mackay: saxofone tenor
Mike Watt: baixo
Filipe Silva: guitarra eléctrica
Eduardo Magalhães: guitarra eléctrica
Jonathan Saldanha: dub
João Filipe: bateria
.
Steve McKay
Mike Watt
+ info: Soopa | U.S.S | Mike Watt | Steve McKay
.
Cricket TotemsDuo de livre improvisação com o italiano Gianni Gebbia em saxofone alto e Marco Franco na bateria. Gebbia, instituído improvisador em saxofone alto e sopranino, tem criado o seu carismático trilho de expressão dentro das linguagens do jazz e das músicas livres, tendo já colaborado com figuras como Evan Parker, Alexander von Schlippenbach, Fred Frith, Lee Ranaldo, Jim O’Rourke, Peter Kowald, Gianluigi Trovesi, Louis Sclavis ou Otomo Yoshihide.
.
Por seu lado, Franco uma figura central da música improvisada nacional, líder do Mikado Lab, mantém há mais de uma década com Nuno Rebelo um dos projectos essenciais das novas músicas portuguesas, Para além destes projectos, já tocou ou gravou com músicos como Damo Suzuki, Kato Hideki, Audrey Chen, Massimo Puppillo ou Shelley Hirsh. MP+ info: Myspace | Gianni Gebbia | Marco Franco | vídeo | vídeo.
-
-
ZDB
Rua da Barroca, no 59
1200-049 Lisboa Portugal
t. + 351 213 430 205
prazeres[@]zedosbois[.]org
reservas[@]zedosbois[.]orgNEGÓCIO
Rua de O Século,
no 9 porta 5
1200-116 Lisboa Portugal -
September 2025 M T W T F S S 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 -