• EXPOSIÇÕES
  • Sábado, 7 de Junho às 22h

    ‘In Search of UIQ’ de Silvia Maglioni & Graeme Thomson


    72 min, Inglês, Francês, 2013

    .

    In Search of UIQ revela a história do argumento de ficção científica perdido de Felix Guattari –  Un Amour d’UIQ. Criado durante a década de 80, este guião nunca realizado fala da descoberta do universo Infra-quark (UIQ), uma entidade alienígena vinda de uma dimensão paralela que se apaixona por um dos seus anfitriões humanos, com consequências catastróficas para todo o planeta. Oscilando entre documentário, ficção e ensaio através da utilização de arquivos de som e imagem, cartas e outros documentos,  In Search of UIQ explora o que poderia ter sido (ou poderá ainda ser ) o cinema de Infra-quark e considera as suas compatibilidades com as transformações políticas e sociais chave do nosso tempo, das lutas pela autonomia à recodificação digital do quotidiano.

    .

    Graeme Thomson & Silvia Maglioni são realizadores que trabalham sobre as formas potenciais e as ficções que emergem das ruínas da imagem em movimento. O seu trabalho passa pela criação de ensaios visuais, instalações de vídeo e som, performances, eventworkstubetracks, programas de rádio e livros. Numa tentativa de explorar aspectos do legado filosófico de Deleuze o seu primeiro filme, Facs of Life (2009), baseia-se em encontros com vários ex-alunos de Deleuze e em arquivos vídeo onde estes aparecem. In search of UIQ (2013) revela-nos a história do argumento de ficção científica perdido de Felix Guattari, Un amour de UIQ (UIQ in Love), através de uma série de ficções e representações, relacionando-o com as transformações chave do nosso tempo, sociais e políticas, das lutas pela autonomia ao registo digital do quotidiano.

    Desde 2005 a produção dos artistas (ou, em certos casos, a resistência à produção) emanou da Terminal Beach – espaço construtivista para a reflexão crítica que explora as novas possíveis configurações da imagem, som, texto e políticas, muitas vezes em colaboração com outros colectivos.

    O seu trabalho foi apresentado em inúmeros festivais internacionais e espaços dedicados à arte incluindo : FID-Marseille, Bafici, Jihlava, Anthology Film Archives, Tate Britain, Serralves, Centre Pompidou, Redcat, MACBA, Ludwig Museum, Castello di Rivoli, The Showroom.

    A dupla vive actualmente em Paris onde se encontra a trabalhar num novo filme, Disappear One (cooproduzida pela La Fabrique Phantom).

    .

    Entrada Livre

    .