-
Apresentações
-
-
Quarta a Sábado, às 21h de 23 de Abril a 10 de Maio
O Retrato de Dorian Gray (versão integral) Primeiros Sintomas
O NEGÓCIO volta a colaborar com Os Primeiros Sintomas, e após uma residência de criação, apresenta a versão integral da sua ultima criação: O Retrato de Dorian Gray de Oscar Wilde, com encenação de Bruno Bravo.
A obra prima de Basil Hallward é o retrato de um rapaz cuja beleza desafia qualquer representação realista. Dorian Gray é um Narciso, um Adónis, um menino tonto. Lord Henry chama-lhe uma bela e desmiolada criatura que deverá permanecer todo o inverno quando não existem flores para contemplar, e durante todo o verão quando é preciso alguma coisa que arrefeça a inteligência. Mas Basil Hallward pôs demasiado de si mesmo no quadro, demasiado de si mesmo.
Dorian Gray tem ciúmes da sua imagem pintada, fixa e indiferente ao inevitável destino da decadência do corpo e do espírito: “porque é que o pintaste?” perguntará a Basil. “Se ao menos pudesse ser ao contrário! Se fosse o retrato que mudasse, e eu pudesse continuar sempre como sou agora!”.
O odor do espinheiro róseo a desabrochar convive com a decomposição e o apodrecimento dos sentidos.
Discutem-se os limites morais da arte e da vida, enquanto o quadro envelhece e Dorian Gray persiste..
.
Interpretação: António Mortágua, Carolina Salles, Paulo Pinto, Ricardo Neves-Neves, Sandra Faleiro
Participação Especial: Eduardo Molina, Francisco Sousa, Ivone Fernandes, Joana Campelo, Lia Carvalho, Madalena Flores, Mário Mendes, Sandra Pereira, Thomas Mendonça, Victor M Gonçalves
Encenação e Adaptação: Bruno Bravo
Tradução: Margarida Vale de Gato
Música: Sérgio Delgado
Cenário e Figurinos: Stéphane Alberto
Desenho de Luz: Roger Madureira
Apoio Vocal: Joana Campelo
Fotografias de Cena e Vídeos Promocionais: Eduardo Breda
Direcção de Produção: Paula Fernandes
Co-produção: Primeiros Sintomas / ZDB
.
NEGÓCIO – Programação Marta Furtado – Comunicação Daniela Ribeiro – Design de projecto Silvia Prudêncio – Direcção Técnica Maria Antonia Blanquer – Estagiário Diogo Fidalgo– Frente de casa Carlos Alves – Manutenção Maria Emília.
Classificação Etária: M/ 12 anos
.
Primeiros Sintomas
Primeiros Sintomas são um grupo de teatro sediado em Lisboa, com direcção artística de Bruno Bravo. Estrearam em 2001 com o espectáculo A´ROSAS SUICIDAM-SE, encenação e interpretação de Bruno Bravo e Élvio Camacho, a partir de Greguerías de Ramón Gómez de la Serna, em co-produção com o Teatro Experimental do Funchal, no Teatro Municipal Baltazar Dias (Funchal), Chapitô e Teatro da Barraca (Lisboa).
Desde então, têm percorrido um percurso relevante, tendo sido alvo de diversas menções, destaques e prémios: ENDGAME de Samuel Beckett, encenação de Bruno Bravo, co-produção Primeiros Sintomas/Teatro Meridional – Globo de Ouro 2005 para melhor espectáculo de teatro; Um dos dez melhores espectáculos de 2005, pelo jornal Expresso (João Carneiro); FODER E IR ÀS COMPRAS – SHOPPING & FUCKING de Mark Ravenhill, encenação de Gonçalo Amorim, co-produção Gonçalo Amorim/Centro Cultural de Belém/Primeiros Sintomas – Prémio da Crítica 2007; A REPARTIÇÃO, de Miguel Castro Caldas, encenação de Bruno Bravo -Um dos dez melhores espectáculos de 2007, pelo jornal Público (Rui Pina Coelho). OS ASSASSINOS ocupação de um conto de Ernest Hemingway, de Miguel Castro Caldas, encenação de Bruno Bravo – Um dos dez melhores espectáculos de 2011, pelo jornal Público (Jorge Louraço Figueira). SALOMÉ de Oscar Wilde, encenação Bruno Bravo – Menção Especial da Associação Portuguesa de Críticos de Teatro; Nomeações para os Prémios Autores da SPA 2012 melhor espectáculo e melhor actriz de teatro (Carolina Salles); Nomeação para o prémio Time Out melhor espectáculo de 2012; Um dos melhores espectáculos de 2012, pelo jornal Expresso (João Carneiro); Um dos melhores espectáculos de 2012, pela revista Time Out (Rui Monteiro)..
NEGÓCIO _ Rua de O Século, nº 9 porta 5
Residência: De 31 de Março a 22 de Abril de 2014
Apresentações: De 23 de Abril a 10 de Maio – Quarta a Sábado – às 21hEntradas: 7,5€ Entrada estudantes em grupo 5 €
A bilheteira do NEGOCIO abre às 20.30Reservas devem ser efectuadas em dias úteis até às 20h; por telefone ou mail:
[email protected] | Tel: 00351 21 343 02 05
(as reservas por mail obrigam a confirmação por parte da ZDB).
Os sócios da ZDB usufruem, anualmente, de duas entradas livres à sua escolha no NEGÓCIO.
As actividades da ZDB, salvo as do Serviço Educativo, são Indicada para maiores de 16 anos.
A ZDB é Financiada pela Secretaria de Estado da Cultura – DGArtes. A ZDB tem o apoio da C.M.L. -
-
ZDB
Rua da Barroca, no 59
1200-049 Lisboa Portugal
t. + 351 213 430 205
prazeres[@]zedosbois[.]org
reservas[@]zedosbois[.]orgNEGÓCIO
Rua de O Século,
no 9 porta 5
1200-116 Lisboa Portugal -
September 2025 M T W T F S S 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 -